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Educação Online

     Análise do blog da turma 7M3

 



Neste texto será apresentado a análise do blog que os alunos da turma 7M3 do colégio Grambery, produziram junto às aulas de Língua Portuguesa, bem como a importância deste tipo de interação para a educação.
Nos deteremos aqui em ter uma visão crítica construtiva a respeito do blog analisado, que abordou vários temas da atualidade que tanto nos dizem respeito, como a vacina da H1N1, a copa do mundo, a dengue, dentre outros assuntos, visando uma contribuição e sugestões para o mesmo. Mostraremos também o papel do educador neste processo de interação com os alunos, atuando como mediador deste intercâmbio. Além disto, queremos apontar alguns aspectos estéticos e técnicos do blog que nos chamaram atenção, bem como os aspectos pedagógicos.                               
 A partir da análise do blog é possível destacar a sua facilidade de localização e também de exploração de seus conteúdos através de links e posts, destacados em sua página inicial. Apresenta clareza e objetividade em suas postagens e algumas poderiam até aprofundar mais, trazendo informações mais completas e detalhadas para maior esclarecimento dos assuntos, estimulando a curiosidade dos seguidores do mesmo.
O design do ambiente foi bem organizado, e os alunos poderiam investir mais nas cores e imagens no decorrer dos textos, além disto, para dinamizar mais os assuntos apresentados, poderia inserir alguns vídeos do youtube.
Na parte em que diz respeito à correção de textos, é fácil perceber que foi trabalhada, pois os textos estão bem escritos. A fonte, as cores em azul, e o tamanho da letra estão harmonizados. O fundo cinza foi bem escolhido, pois não é uma cor que chama muita atenção e possibilita a quem le, concentração no foco principal: os assuntos abordados.
Os organizadores do blog foram receptivos aos comentários e se preocuparam em responder, questionar e explicar as abordagens colocadas pelos leitores a partir dos posts. Esta atuação é importante, pois demonstra o interesse do grupo, gerando mais participação dos seguidores.
No aspecto pedagógico, podemos perceber que a linguagem utilizada é de fácil compreensão para o leitor e de acordo com a idade dos alunos.
Destacar a importância do papel do educador e orientador do blog é uma tarefa de responsabilidade. Afinal, ele é o mediador, logo, problematizador desta tarefa, na medida em que permite que os alunos criem seus próprios espaços, inovem, se expressem, critiquem, possibilitando que se sintam seres pensantes, podendo mudar antigas visões e projetando melhoras não só dentro do ambiente escolar, mas em toda sociedade.
Em diálogo com o professor e orientador do blog, destacamos que este incentiva a participação dos alunos dando ênfase aos posts bem feitos, mencionando-os em sala de aula, inclusive convidando os demais a entrar, ler e comentar. Sobre os erros dos alunos o professor diz: “O erro é a melhor forma de aprender. Acertar às vezes pode ser chato e sem graça, o bom é errar. A escola é o lugar de errar. Na verdade, a escola é o lugar de aprender a acertar”. Podemos comparar seu comentário com uma idéia defendida por Piaget, em que encara o erro como construtivo para o aprendizado. Parte também do pressuposto, que as diferenças dos alunos devem ser consideradas.
Este blog feito pela turma 7M3 mostrou que é possível realizar atividades colaborativas na escola; e não simplesmente ficar analisando individualmente cada aluno; ouvir a opinião alheia, compartilhar as suas idéias, para só depois fazer uma tarefa onde todos estejam de acordo e tenham dado a sua contribuição, é assim que as pessoas aprendem a conviver melhor em grupo.
Neste sentido o papel do aluno se torna evidente, pois eles se mostram como aprendizes de seu próprio ensinamento, autores, portanto.
  Esta interação via blog é uma forma de aproximar as pessoas que tenham afinidades em diversos assuntos e também de quebrar tabus, a partir do momento em que as pessoas se disponibilizam a compartilhar e romper com certos preconceitos, como por exemplo: não vou nem acessar este blog porque foi feito por adolescentes. Este tipo de comentário é frequente e subestima a capacidade dos jovens. E ao contrário do que muitos pensam, temos muito que aprender com eles, é preciso saber o que eles pensam, como agem, o que sentem, pois representam uma nova fase da sociedade a qual todos os dias se busca entender.Esperamos ter conseguido, de alguma forma, contribuir com estes alunos que se empenharam e também contribuíram para que nós, acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, obtivéssemos informações e atuássemos não só como leitoras, mas também como co-autoras à medida em que pudemos comentar e dar nossas sugestões ao blog. 

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Jordana e Fernanda B.  


http://blogdufesso.blogspot.com
http://granbery7m3.blogs.sapo.pt/